Texto de Wenceslau Ávila
.AS COPAS DO MUNDO
Naquela tarde de domingo de 1958 o Brasil ganhou, na final da Copa, de 5 a 2 da Suecia, eu estava no alto dso Morro do Chapeu em Capitolio inaugurando a capela do morro, com o Dr. Urias, padre Alberico e outras personagens. Em 1962, sem ter a menor ideia do que era futebol, eu ganhei um bolão,por ter sido um dos últimos “chutei” 4 x 2 para o Brasil e ...ganhei. O premio eram as sobremesas dos demais colegas: comi umas 12 paçocas ou pés de moleque. Em 1966, já na França, sofri as gozações de um Brasil que saiu rápido da Copa. Já em 1970, no Brasil, soube muito depois que no Brasil enquanto Pelé marcava os gols, nos porões da ditadura as torturas eram mais fortes. Depois houveram outras até chegar a esta em Moscou, onde finalmente, cheguei a conclusão que jogar futebol não tem mais muito a ver com o Brasil. Croatas (não mais que 4 milhões de habitantes) foram muito além do Brasil de 200 milhões de habitantes.
(Isso é o q ele pensa, eu,Soninha, continuo achando que tem tudo a ver com o Brasil,tudo.O mundo se encantou pelo futebol porque foi sempre o Brasil que enfeitou gramados.)





