31 de janeiro de 2017

POSTAGEM (12)

''SALÃO DE BARBEIRO'' EM GUAPÉ SÉCULO XX SALÃO DO JOEL JOEL, filho de Florentino, era da Jacutinga, o que soube é que depois de trabalhar um tempinho para o Sô Mário Tibúrcio como barbeiro, o salão f

POSTAGEM (12)

''SALÃO DE BARBEIRO'' EM GUAPÉ SÉCULO XX

SALÃO DO JOEL

JOEL, filho de Florentino, era da Jacutinga, o que soube é que depois de trabalhar um tempinho para o Sô Mário Tibúrcio como barbeiro, o salão foi desfeito e ele comprou todos os objetos de uso no salão e a bonita Cadeira da marca Ferrante.

JOEL mudou-se para o cômodo do Chico Ávila, junto a farmácia, em uma garagem. Quem mais tarde comprou essa farmácia foi OTÁVIO, o pai da Teninha e ele continuou lá.

SEMPRE aos domingos chegava seu pai, o Florentino, conforme o que ouvi de Dr.Walquires Tibúrcio, Florentino pai de Joel vinha dar uma mãozinha, uma ajudinha, já que era também barbeiro.

O TEMPO passou, a freguesia aumentou, e o namoro firmou, e no noivado argolou, e o casamento vingou porque Joel e Enedina filha de Claudionor se apaixonaram e o Pe.João abençoou.Ficaram morando em Guapé.

AS COISAS por aqui corriam lentamente, tudo ficou difícil depois das águas de Furnas e daí, no final da década de 60, bem no final, saíram as mudanças da família do Claudionor para Franca.Não sei quem foi primeiro, mas caminhões saíram levando os guapeenses.

FORAM muitas e muitas famílias que deixaram a terrinha buscando um futuro melhor e isso deixou saudades e levou saudades.

FOI assim, a maioria das famílias que foi embora, foi após a inundação, outras continuaram tentando morar na terra natal, mas nem sempre foi possível por vários motivos decorrentes da chegada das águas.

CERTAMENTE Joel deve ter ouvido muitos causos, muitas piadas, muitos comentários e brincadeiras em seu salão e levado com ele muito de nossa história.Salão é assim, um ambiente alegre e de prosas.

JOEL e Enedina que já viraram anjos, mas deixaram os filhos: Clézio, Fátima,Sergio, Débora, Sâmia,Adriana.

O Sr.Claudionor e D.Amélia que moravam na Rua 3 de Fevereiro, tiveram os filhos: Enedina, Olga, Josefina(Zezé), Cláudio, José Antônio,Nilce, Maria Elizabeth(Bete).

Acho que foi assim, um dia saiu um caminhão de mudança levando Joel,Olinto com os trens na carroceria, e na boléia,Enedina e Zezé,eu acho.

Acho também que num dia foi o caminhão levando o Sô Claudionor e D.Amélia na boléia e a molecada toda na carroceria junto com os trens da casa,eeeeeu,acho. Eu acho um tanto de coisa, acho que não podia ir na carroceria, mas acho que o pai bravo deitou a galera lá atrás.Acho que de vez em quando eles sentavam e olhavam a paisagem,aí eu acho que o Claudionor olhava para trás e daí deitavam de novo.Eu acho que tinha merenda e que a viagem foi boa.É, eu acho coisa demais.

Noooossa! Fiz as contas aqui e isso já faz é tempo! Quase 50 anos!

Ah!Joel continuou com sua profissão de muitos amigos, foi barbeiro em Franca enquanto viveu, até 2008.

Abraços a família do Claudionor e abraços a família do Joel.

O JOEL CORTOU SEU CABELO, FEZ SUA BARBA OU BIGODE?

FAÇA SEU COMENTÁRIO!

PessoasMariaSô Mário TibúrcioTibúrcioRosaWalquires TibúrcioRosaChicoJoão
LugaresGuapéRua 3 de FevereiroFurnas
TemasFamília e CasamentoCidade Velha (saudade)Causos e Histórias
— Soninha
Compartilhe esta história: WhatsApp Facebook
← Anterior
POSTAGEM(13)
Próximo →
POSTAGEM(11)

Causos relacionados

Para Quem Ama Saber De Nossa História

6 de outubro de 2020

E ASSIM,D. MARIA VAI FELIZ PELA VIDA COM SEU RADINHO

5 de agosto de 2021

NOITE ALTA, CÉU RISONHO, a quietude é quase um sonho

27 de julho de 2021