MÁRIO TIBÚRCIO! O ARTISTA... O ARTEIRO
O ''Bão De Prosa'' existe para um tanto de coisa, resumindo, para mostrar nossa história, mostrar nossa gente, só que cem anos não daria, é muita gente boa, muitas famílias queridas, muitas personagens interessantes. Já citei muito o Sô Mário Tibúrcio sempre fazendo parte da História de Guapé, mas hoje o assunto é sua origem.
ONDE nasceu o moço das artes? Quem eram seus pais? Por que vieram para o Brasil? Em Codroipo, província de Údine, norte da Itália, em 1914.Filho de Olímpio Tibúrcio e Angelina Pradollini. Vieram fugindo da guerra, tentaram duas vezes, conseguiram na segunda, um mês num navio, durante a travessia, um dos filhos morreu e foi jogado no mar. O Sô Mário tinha seis meses de vida, a família desembarcou no Porto de Santos e foi contratada para apanhar café em Ribeirão Preto, pouco tempo depois vieram para Alfenas. Seu pai era marceneiro, também empalhava cadeiras e percorria cidades reformando móveis.
E D. Angelina? Era brava, autoritária, teve 24 filhos,no tempo de uma viagem do marido que durava meses, montou uma padaria, quando o marido chegou o negócio estava ótimo. Decidiu parar as viagens e tomou frente na padaria e junto um armazém. Tornou-se enorme padaria que distribuía pão pelas cidades vizinhas, até no Exército em Três Corações, mas era inconstante nos negócios, acabou a padaria. E A família sem nada, foi morar num vagão de trem abandonado. D. Angelina pegou o marido abraçando uma que foi empregada da padaria, deu só uma tijolada nas costas dele, daí veio uma pneumonia e em pouco tempo a morte.
E SÔ Mário? Saiu de casa para o Rio de Janeiro, tentou o boxe, trabalhou com estofados. Visitando sua irmã em Sto Hilário, daí visitou Guapé com um time de vôlei, resolveu tentar uma padaria já que não tinha. Com um forno emprestado saiu de porta em porta vendendo pão.Seu ajudante foi vender na fazenda Engenho, uma das moças perguntou, ‘’Esse pão é feito por aquele Mário bonito?’’ O moço Mário no domingo de missa ficou na porta da igreja e seu ajudante mostrou-lhe a moça, daí para o casamento com a bonita D. Maria foi questão de meses, e
E SEUS filhos? Fez o possível e o impossível para estudar todos, teve cinco filhos, Walquires que é o Quirinho, Franklin que já virou anjo, Ênio, Zanir e Rosa.Três advogados e duas professoras. O Franklin era também dentista.Viveram conhecendo as artes do pai que tinha uma veia artística das melhores.
E AS festas? E o teatro? Esteve sempre envolvido, quermesse, natal, São João, teatro...Na cidade Velha tinha um grupo teatral e dele fez parte o Dr.Fonseca, Dr.Coelho, Néry, Áurea, Nélia, zica, Lau Vinhas. Fez o primeiro carnaval lá na Cidade Velha, quermesses, nas promoções sempre doava a renda para alguma entidade.Uma festa sempre lembrada foi o ‘’13 de Maio’’na inauguração do Clube.
E SUA vida foi fácil?
Não.Lutou muito, tentou de tudo para ser feliz e fazer sua família feliz também.Quando os filhos eram pequenos foi até morar na roça, tamanha era a dificuldade.Daí um dia chegou lá o Sô Manoel Vitalino convidando-o para promover uma quermesse com o objetivo de construir o salão paroquial, a Sede Mariana, dessa vez negociaram,sua situação estava mal, daí ofereceram-lhe quinhentos mil réis,e ficou combinado que a renda dos salgados seria dele, a festa durou 30 dias,tinha leilão,fazendeiros ricos da região, e assim juntou uns cobres e de novo voltou pra cidade tentar a sorte.
ERA pedreiro também? Sim, entendia e punha a mão na massa, contruiu 16 casas, três hotéis, um na Cidade Velha, para construir o Grande Hotel comprou material das casas que foram derrubadas na chegada das águas.
E A D.Maria? Um doce. Bonita, lindos olhos verdes, simpática, calma, carinhosa, sempre com um sorriso no rosto e orgulhosa dos filhos que tinha, falava deles com muita ternura. Era muito querida em Guapé.
E Cartas dos filhos? Desde quando saíram de casa Sô Mário guardou todas as cartas recebidas por eles, por ordem.Ele guardava as cartas de todos os filhos.
Palavras do Walquires, o Quirinho:
''Poucos dias antes de morrer entregou-me as minhas. À primeira é de março de 1952 quando eu fui para o Ginásio São José, de Boa Esperança e à última de 1969, eu já casado, exercendo a Promotoria de Justiça, em Caldas Novas.Depois. a comunicação passou a ser feita por telefone. Relendo as cartas eu vi a evolução da minha vida. Quanta saudade Que interessante! E cartas eram esperadas,a chegada era emocionante.''
Hoje Walquires e Ênio moram em Goiás, Zanir em Belo Horizonte, Rosa Maria em Ribeirão Preto.Franklin virou anjo.Tem quatro filhos para contar suas histórias e doze netos.
SÔ MÀRIO era um artista e assim teve seu talento reconhecido, acho que ser lembrado dessa forma é uma bela homenagem. ABRAÇO Ênio, Zanir, Rosa, Quirinho, netos e parentaia.









