MAIS TREM DE RÁDIO NO GUAPÉ
O RÁDIO DA D.ROSA
Foi também uma alegria só.Ela morava na fazenda onde tinha um movimento danado já que era mãe e vó de muitos.
_Como foi a chegada do Rádio,Walquires? _Instalaram lá na roça uma pequena usina e foi comprado um Rádio. _Foi emocionante? _Passou a ser a atração. _Quando era ligado? _Todas as noites. _Só a família juntava para ouvir? _Não! A vizinhança toda ia conhecer a novidade. _Algum programa especial? _Sim,o programa era ''Os Três Batutas Do Sertão'' _Mais algum detalhe? _Era patrocinado pelo legítimo Óleo de Lima. _Mais alguma lembrança? _Lembro-me de uma música que tocava na época,era assim: ''Um gafanhoto entrou em minha horta, comeu a couve,o que houve; comeu quiabo,que diabo...''
Então.leitores, assim, com muita alegria, a presença do Rádio fazia a festa,só que não ficava ligado o tempo todo pelo problema de luz elétrica.
No Livro ''Guapé Para Sempre'' tem foto de um requerimento fazendo pedido para ligarem a luz na hora do futebol e assim poderem ouvir a narração.Tinha muita assinatura da rapaziada. _Por que precisou de requerimento,Walquires? _É porque nos domingos a usina do paredão, para descanso e manutenção, não funcionava durante o dia, só que o jogo era no domingo e durante o dia,daí o requerimento.
UM CARRO QUE TINHA RÁDIO
O dono do carro era Dr.Floriano Leonel. _As pessoas juntavam no carro para ouvir? _Sim, muitas vezes ele punha o carro em frente a sua casa e ligava o rádio com um povão em volta ouvindo a transmissão do futebol pela Rádio Nacional do Rio de Janeiro. O locutor era Jorge Kury.
ESSA É BOA
_Conta,aí. _Nosso vizinho, o fazendeiro Joaquim Sebastião proibiu sua mulher, Sá Norvina, de ligar o rádio: "Tava falando muita besteira ".
ARTE DO SÔ MÁRIO TIBÚRCIO:
_Conta a arte de seu pai. _Em 1954 meu pai que tinha um possante alto falante, adaptou nele um transmissor o que possibilitava ao pessoal de longe, sobretudo da roça, ouvir as músicas. _Então foi muito bom para quem não tinha rádio... _Durou pouco, foi denunciado pelo Toinzinho do Correio ( Antonio Morales Passos) junto ao Dentel ( Departamento de Comunicações) que lacrou o transmissor.
FOI CITADO E PESQUISEI
Os Três Batutas Do Sertão Eram:Raul Torres, Florêncio e Rielli e nos comentários abaixo postei um vídeo que encontrei deles.
KBÔ ESSA INFORMAÇÃO. VEM MAIS. Tô juntando,acho bão demais,mas dá um trabaaaaio... Uma canseira...Horas e horas de peleja.
Quem tem lembrança do rádio,escreva no comentário.









