LA ‘’KOMBI DEL SEÑOR TACITO’’
NESSA eu viajei, na Kombi do TACINHO e era todo fim de semana indo pra faculdade em Formiga. Era todo fim de semana rindo atôa, que coisa boa! Vinte e poucos anos e NÓIS dentro da... ‘’Com JeitoVai.’’Eu,Lara,Cléri,Cleida,Zélia,Ermiza...
QUE GRACIA DEL SEÑOR TACITO
Gracinha de pessoa era mesmo ele.Nasceu dos Taços. Era tão boa sua carinha! Tão bonzinho ele era! Era tão pretinho seu bigodinho! Seu bigodinho tão aparadinho era!
O Sô Tacinho , era o pai do Delei, + da Ção, + da Ilda, + do Chico, +do João, + da Maria, + do José, + do Paulo, + João. Era casado com uma anja,D.Fia, apelido de D.FIDELINA e que nem derivou de Fidel, ela nasceu décadas antes dele, o nome foi inventado mesmo. A Dani,a neta, quando perguntei o nome verdadeiro de D.Fia,falou,Fidelina, e comentou, ah!Não!Ninguém merece esse nome.Eu até falei,que isso,Dani,tão bonitinho!
Tacinho era da carinha boa, bigode bem feito, baixa estatura, muito calmo e educado, levava a gente pra faculdade e era a maior dificuldade e era muita felicidade dentro dela, isso porque era muita risada, porque era nossa mocidade. Valeu! Rir sempre vale a pena.
EL SEÑOR ‘’ZÉ LARA’’ ENTRA EN LA HISTORIA. POR QUÉ?
Porque Lara sua filha era passageira del Kombi chamada de ‘’Com Jeito Vai.’’ Todo mundo sabe que Zé Lara tinha 16 filhos, 16! Uma dezena + Meia dezena + Um = Um tubé de moleque. Entendeu? Ficou viúvo de D.Aparecida que foi embora muito moça e assim, para tantos irmãos, nossa amiga Lara, a mais velha, virou a mãezona com pouco mais de 20 anos. Tinha menino de tudo quanto era idade. A famosa escadinha.
Lembro-me dela dizendo:
_Sô Tacinho, por favor, breca aí, vou pegar aqui na loja os sapatinhos que comprei para meus irmãozinhos.
_Comprou pra toooodos, Lara? Só uma curiosidade.
_Comprei três pares para cada um, Soninha. Um par pra calçar em casa, um para ir pra escola e um par para as missas de domingo e festas.
_ÃÃÃ ÃÃÃ?!
Resumindo, 48 pares, total 144 sapatos tudo nas caixas! Mais 3 pares para o papito + Um par para tia Luzia + um par para a Mariaaaaaaaa...Nuuu! 154 sapatos. Começava no número 40 e ia descendo já que tinha pé de todo tamanho.
Nóis de la Kombi en coro: _Jesuis! Vamos ver nem as curvas! Ká ká ká ká ká!
Daí foi um Deus nos acuda! Caixas e mais caixas e já que nossas malinhas já ocupavam muito espaço, enchiam o bagageiro, o jeito foi ir pegando caixas e empilhando no colo. Nossos zoinhos? Ráá! Só esticando o pescoço pra tentar ver a estrada. Muita risada. Ficou na história. Aí... PASSA EL TEMPO...
Y EL INVIERNO LLEGÓ...O FRIO! KáKáKáKáKá!
Lara nossa amiga dozóio verde habla com Señor Tacito:
_Sô Tacinho, encosta ali naquela loja,por favor, vou pegar uma comprinha para meus irmãozinhos. _Balinhas, salgadinho, não é, Lara?Diz que sim!
_Não! O frio tá muito, vou levar só três cobertores para cada um.
_Falei rápido, 3 x 19!!! 3x 9... 27, vão 2, 3x1...3= 57 cobertores! Ah!Neem!!
NÓIS DE LA KOMBI EN CORO:
_Jeeeeeeeeesuis! Misericórdia! Tuuuudo na caixa! As caixas encheram até nastampas, 16 irmãos + pai + tia + Maria x 3= 57 x 3=57 volumes.57 volumes e a gente só via a colega do lado, mas ouvia.Ouvia muita risada.Ká ká ká ká ká ká!
De vez em quando uma perguntava o local da estrada e a cada pergunta o chofer respondia.A pergunta sempre era:
_Tacinho, onde nóis tá?
_Passando a Pimenta... _Descendo a ponte... _Subida do Rui Laudares...
TUDO virava risada. Cada fala era engraçada devido a situação.
_Tacinho, onde nóis tá?
_No aRto, subindo no Zé Costa... _Na Venda, descendo no Zé Abílio... _Na Venda, subindo no Zé Beinha...
_Tacinho, onde nóis tá?
_Trevo do Doza... _Subindo no Juvenarinho... _Trevo do Gêra...Chegando.
DAÍ PERGUNTEI esticando o pescoço:
_Laaara, diz aí, amiga, no dia que resolver comprar bicicRetinhas pro seus 16 irmãozinhos, ocê avisa? Promete?Aí vem só ocê cutacinho, a gente leva falta nas aulas, tá? _Boba! Tô achando graça,não! Boba! A turma: _Ká ká ká ká ká ká ká ká ká! De novo: _Ká ká ká ká ká ká ká ká ká!
COMO ERA GOSTOSO chegar no Guapé e roucas de tanto rir! Dentro da condução tudo era motivo de riso, mas foram três as viagens que me marcaram, a compra das caixinhas de sapatos, a dos cobertores e o fogo no rabo. Da Kombi. O Sô Tacinho foi pelejando no morro de ida pra Pimenta, aceleraaaaando, a Kombi foi perrengando, perrengando, esquentando, ela tinha costume de engolir o fôlego, a turma empurrava, mas nesse dia, de repente...Já todas sentadinhas esperando a arrancada no morro...
Señior Tacito grita: _Desce,desce,desce todas as mocitas! Rapidito! _Por causa de quê,Tacito?Deixa nóis de repousito enquanto conserta su Kombita. _Depressita, começou el foguito devagarito na bundita de mi Kombita.
Descemos num segundito. O foguinho foi apagado rapidinho. O Tacinho deu de ajeitar o cinto na caRça, ajeitou el bigodito e ficou por lá na estrada aguardando ajuda meRcânica e NÓIS, pegamos as malitas e umas caronitas e fomos para o trevo da Pimenta pedir carona pra Formiga, o que foi fácil, afinal, para um tanto de moça arrumar carona, moleza.
E FICA UM BEIJÃO PARA essa filha nota dez, essa Lara maravilhosa, professora de história, nossa amiga dos olhos verdes, a moça do Zé Lara.
FICA UM ABRAÇÃO PARA a família do Tacinho, tão bem criada, nutridinha, coradinha.
Viva nóis e viva tudo e viva o Chico Barrigudo! Salve NÓIS de verdade, não era fácil sair para estudar.
......................................................................................................................... Pessoas, corrigindo uma informação que postei acima depois de uma prosa no messenger: _Ô,Soninha, meu vô Zé Lara não teve isso tudo de filho não. _Uai! Nãão? Não foram 16? _Nãão! Só 15. _Ká ká ká ká ká! Agora, 6 diminÓi aí, 1 filho,1 cobertor, 3 pares de sapato.









