UM CORAÇÃO APAIXONADO POR GUAPÉ
MAURO de Oliveira Campos! O Mauro do Joaquim Dutra, um dos doze filhos que foram criados em nossa paisagem, metade dela sobrou,as serras,e a parte que sobrou da Cidade Antiga, já que foram atingidos pelas águas de Furnas.
Seu amigo me informou sobre as terras onde moravam...
''Esse sitio foi durante muito tempo um entreposto de recepção de leite e fabricação de manteiga para o lacticínio Gonçalves Sales, fabricante da manteiga Aviação.''
UM JOVEM GUAPEENSE NA CAPITAL QUEM? Mauro ou Pierre? O apelido do Mauro era Pierre.
DEIXOU a família, os amigos, a vidinha de paz e rumou para São Paulo, afinal, era chegada a hora de cortar de vez o cordão umbilical. Deixou sua turma, o Clube dos 70, a praça, a casa,a Cidade Antiga. Quando aqui voltava era acolhido pelos amigos e um deles,Walquires Tibúrcio me disse mais...
''A razão do apelido Pierre foi assim, enquanto viveu na capital, lá foi garçon e apaixonado por corridas de cavalos, frequentava o Hipódromo.''
QUANDO voltava de São Paulo Aos Verdes Campos Da Terrinha, era muita prosa,muita alegria e o amigo completou...
''Falava sempre nas rodas de amigos sobre um jóquei que se chamava Pierre Vaz, e por isso ele, Mauro, ficou com apelido de Pierre.''
DEPOIS de um certo tempo, depois de aproveitar a vida em São Paulo,já experiente, quando voltou de vez para a terrinha amada, seu amigo me disse mais...
''Foi gerente do Banco Mercantil em Guapé e depois em Catalão, em Goiás. Gostava muito de fazer discurso. Quando em Catalão convidou o Rumbudo e a mim para um almoço comemorativo de aniversário em um restaurante em Catalão, tinha uns 50 ou mais convidados. Como sempre, fez um bonito discurso. Foi transferido de Catalão pra Brasília onde se aposentou.''
QUEM ERA OLGA?
A LINDA esposa de Mauro, o Pierre. Era irmã de Vavá, o Oswaldo Ramos,figura famosa aqui, muito simpático,tive o prazer de conhecê-lo, e dela, lembro-me de quando moravam na Cidade Nova, uma morena muito bonita, simpática e educada. Aqui viveram até 1969, quando foi transferido para Goiás.
OLGA Luíza Ramos de Oliveira, o amor do homenageado, era neta da Dona Duca, a mãe da Dona Corina. Ela e o irmão Vavá eram filhos de Olímpio,o Olimpinho que jogava num time formado pelos onze irmãos. Imaginem um time só de irmãos. Que interessante a informação de Virgínia filha de Mauro.
A FAMÍLIA DE JOAQUIM DUTRA
E INDALÉCIA Campos, foi mais uma que teve as terras engolidas pelas Águas de Furnas. Viviam felizes, 14 pessoas numa casa festiva, movimentada, vizinhos de Marcílio e Mariinha, no local chamado Cascalho. Lá viviam Sr.Joaquim Dutra, D.Nenen e os filhos, Regina, Janice, Nelson,Ana Batista, Elza, Léia, Adilson, José, Maurício, Milton, Grimalde e Mauro. Mais tarde, depois das águas, a família foi de mudança para Passos. Estão nas lembranças de muitos guapeenses,eram muito amados.Joaquim Dutra tem seu nome em uma das ruas aqui.
MAURO CAMPOS E SUA SAUDADE DE GUAPÉ
QUEM deixa a terra natal sempre tem gostosas saudades e alguns, profundo amor, como era o caso do Mauro, ele alugou por muitos anos um apartamento todo arrumadinho ao lado da casa do Juca Procópio,e todo ano vinha passar um tempo aqui, prosear, visitar amigos,enfim,participar de festas, missas, conversas nos bancos da praça. Era sempre visto conversando com alguém e na última vez que veio dançou muito num Baile da Terceira Idade.
SEU FIEL AMIGO EM GUAPÉ ERA O JOÃO.
FOI sempre o João Nico que esperava sua chegada, passeava com ele, ia a restaurante, casas de conhecidos, casas de parentes, proseavam até tarde, enfim, um grande amigo que ficou muito triste ao saber que o companheiro partiu, muito triste mesmo. Mauro Campos era muito elegante,muito simpático, muito educado, e o amor que tinha por Guapé fazia dele uma presença especial.
O ''BÃO DE PROSA'' Deixa uma simples, porém, carinhosa homenagem ao Mauro Campos com a intenção de registrar pra história o guapeense especial que voltava sempre em busca de suas raízes, de suas saudades.
Deixa o abraço pra família do Joaquim Dutra.
Deixa o abraço para os filhos de Mauro,Maurinho,Valéria,Angela,Eliane,Virgínia e netos,Matheus,Rafaela,Daniela-Izabella, Izabele,Júnior-Leonardo,Letícia,Lucas-Flávio,Monique,Eduardo,também p os bisnetos,Joaquim,Gael. Virgínia,obrigada pela foto de seu pai.
SôniaMaria









