RECUERDOS DE LAS ''KOMBIS'' DE MI CIUDAD GUAPÉ
Só sucesso! Vou registrápanóis! Causo da Kombi ''1''
A ''KOMBI DO JOÃO DO PINGO''
COMO ERA A TAL DE KOMBI?
NOVINHA, bem cuidada, lustrosa, famosa. Na memória que tenho dela, era azul e branco, já na memória que tenho do João,ele era bege. Sobre O JOÃO DO PINGO posso dar uma descrevinhadinha da figura. Sempre soube que era nordestino. Agora descobri o estado, Piauí. Descobri a cidade, veio de Picos, foi parar em BH e foi morar na Pensão do Nadinho Yunes, irmão da Nadime. Foi lá certamente que guapeenses disseram ao rapaz já bem rodado, existir em Minas Gerais um Cantinho do Céu e mostraram Guapé no mapa. Ele zarpou pra cá, picou a mula, ou a Kombi, aqui chegou levantando poeira na década de 70.
QUE JEITO ERA ESSE JOÃO DO PINGO?
ELE USAVA um cabelo lambido, passava um pentinho testa arriba e o cabelo ‘’pouco’’ buzuntado de óleo Nujol. Lembra do óleo Nujol? Ele aquietava os fios pra não dizer que pregava um no outro. Lembro de meu pai usando por um tempo. O João Do Pingo tinha cabelo fino e uma amizade inseparável com o Nujol, o óleo que fazia seu penteado além de reter a poeira, resistir ao vento, as curvas, as bacadas, as freadas, resistia calminho sobre a moleira achatada do nordestino, o motorista que vivia sempre aos trancos e barrancos. O cabelo obedecia. João do Pingo tinha suas fãs, calça social de tergal, camisa manga curta ''padrento'' e uns 40 anos de idade.
QUE DIABO ACONTECEU COM A KOMBI?
O JOÃO DO PINGO lotava sempre sua Kombi em viagens para tudo quanto era banda. Um dia, trazendo passageiros de BH, na estrada de terra, descontrolou o pé, não paRpô direito os breques, foi fazer gracinha pra passageira bonita, a Nivalda, foi fundo numa freada e revirou na estrada entre Guapé e Santo Hilário. Acidente muito comentado, a Kombi estava pastampa de gente e mala vindo da capital mineira.
QUEM ESTAVA NA KOMBI?
COMENTA-SE que a lotação no dia era de 8 passageiros, não descobri o nome de todos, faltam três, mas estava o João do Pingo choferando, o Sonzinho da D. Nenê, seu filho Webinho Passos que tinha uns 12 anos, a Nivalda do Tião Fernandes, o Lazinho Ávila, o Toin Colola. Sei que tinha muita mala. Estava mesmo pastampas de bagagem. Era férias.
QUASE UMA TRAGÉDIA? PEGOU FOGO?
SIM, quase uma tragédia. Nuuu! Revirou, tombou, e pegou fogo. A Kombi ficou deitada de banda e nada abria, nenhuma saída, nem de janela, até que uma foi quebrada. Apesar da gravidade, do susto, da aflição,da fumaceira e da tontura que os passageiros ficaram, nada de grave aconteceu. O fogo foi lastrando...Foi saindo um por um com muita peleja e já pegando fogo no rabo.
-Só o Lazinho Ávila teve um corte na mão, foi ele que deu murro e conseguiu quebrar o vidro de uma janela. Na confusão, apesar da sujeirada, poeira demais, comentava-se que saiu com o cabelo arrumadinho. Também usava Nujol.
-A Nivalda na peleja, botou as pernas primeiro pra fora da janelinha e assim queimou um pouco do cabelo, além de perder todas as suas malas e ficar sem lenço e sem ‘’dicumento’’.Ah!Perdeu também os sapatos.
-O Sonzinho Passos saiu e meio zonzo na estrada, tossindo pela fumaça, lembrou de seu menino Webinho, desesperado, teve de entrar de novo pela janela, arriscou demais, mas conseguiu tirar lá atrás seu filho e sair em seguida.
-O Toin Colola saiu xingando meio mundo e doidinho varrido porque como estava voltando de mudança trazendo compras para montar seu escritório de contabilidade, viu queimando até máquinas de datilografia, sem falar nos muitos ternos e tecidos que trazia para também trabalhar já que era alfaiate e havia alugado o cômodo do Augusto. Ficou só com a roupa do corpo.
A NIVALDA ME EXPLICOU NA MENSAGEM:
‘’Foi horrível, o fogo chegando, nenhuma janela abria, quem nos socorreu foi o Severiano do Jó Viano da ''Fazenda Dourados'', ele que viu o fogo lá de sua fazenda e correu. Fui a penúltima a sair, aflita e apagando o fogo que queimou as pontas do meu cabelo. Antes de mim saiu o Sonzinho. Pra nós foi muito difícil sair. ’’
COMO o Toin Colola falava muita bobagem e assim veio na viagem inteira, eu soube que depois em Guapé, o Lazinho jogou no Toin a cuRpa do acidente, assim disse a Piedade do Dominguinho,viuva do finado Toin.
Prosa dos dois acidentados:
_Cê é cuRpado de tudo,Toin. Dessa sua boca suja saiu tudo quanto é pecado, indeus lá da capital.
_Quecôfalei, trem?
_Num quis que rezasse na saída...Toda hora falava em capeta...Falou que eu ficava puxando saco de padre...Viu? Deunoquedeu.
_Ah! Então foi o capeta que virou a Kombi, Lazinho?
_Foi.Eu até rupio.CUruiz!
_Sabe o nome do capeta?
_Credo! Crendeuspai!
_O capeta chama João do Pingo.Incendiou porque ele tem fogo no rabo.
_Ah! Pelamor de Deus! Vou ali na igreja rezar e vou rezar procê,Toin.
_Por que cê num rezô antes da Kombi virar?
_Nossa Senhora! Por hoje chega.
E AGORA... Já terminando o causo, o Lamartine Passos me disse que a Kombi pegou até apelido. Era chamada de ''JESUS TE CHAMA''.
O JOÃO DO PINGO morou aqui por uns tempos e no poeirão desse tempo sumiu, ninguém mais sabe, ninguém mais viu. Uma dessas pessoas que surgem, marca uma época por algum motivo ou simpatia e não aparece mais para dar bom dia.
Esse causo coloca um Pingo no ''i''. Do João Do P i ngo. E Zéfini!




