O JARDINEIRO FIEL
É nome de filme e vou usá-lo para falar de LIBA, o funcionário da prefeitura que cuidava com carinho do jardim antigo, a praça da cidade velha e falar de sua família. Pedi ao Tião seu filho que mora em Angra, informações, recebi várias, mas, para não postar texto grande, farei em forma de entrevista para facilitar a leitura.Foi difícil juntar as fotos,mas consegui.Obrigada.
Lembro-me de todos, fui colega de Dalila e fui algumas vezes na casa grande de tijolos na esquina do bangalô, quando a cidade antiga já estava debaixo d’água, e recordo de D. Servita de vestido preto, era luto, o jardineito Liba tinha ido embora com apenas 54 anos.
TIÃO,FALE DE SEU PAI... Era um paizão, amigo, alegre e brincalhão. Amava pescaria e baralho. O baralho no caso que conta fez ele fazer papel feio no dia do casamento.Saiu a noite para comprar um cigarro no Bar do Zé Lau, topou dois jogadores, aceitou só uma partidinha, esqueceu da vida, esqueceu que tinha casado e chegou em casa de manhã. Tem base um trem desse? Da confusão que deu ele não contava.Essa foi de doer!
Quem fez a casa grande foi seu pai? Foi construção de meu bisavô ou de meu vô, mas sempre moramos nela, eu, Dalila, Isaurina, Maria e Antônio e a mãe. Foi um tempo inesquecível.
TIÂO, como foi a vida na casa alta de tijolos sem reboco e janelas e portas enormeeees?!... Era só alegria, éramos muito felizes, ríamos com facilidade, uma família muito alegre. A gente era encantado com circo, quando chegava um na cidade lá em casa virava uma festa muito esperada.
O que te emocionava no circo? Tudo.A lona, bilheteria, arquibancada, pirulito, pipoca, trapézio balançando, aí a gente quase tinha parada cardíaca, os teatros e o palhaço.Passar debaixo do pano pra meninada era o máximo.
Sua mãe era exigente? Exigente? Muito mais que isso, era brava, mas brava de verdade, trazia a gente num cortado. Escola e missa nem doente deixava faltar.Nos domingos, a gente arrumava e ia rua acima pra igreja, um atrás do outro e lá a gente ajoelhava, levantava, tudo certinho,mas nossa cabecinha estava era nas brincadeiras, chegava de volta, trocava de roupa e rua!!!!!!!!!!!!
Soube que você era gordinho,TIÂO... Eu era bem socadinho, comia muito, já viu,né?Família grande, panelas grandes...Muito mingau de fubá, muita canjica, muito angú doce, leite com farinha, pamonha,torresmo,ah! Não tinha jeito.Quem falou que eu era gordo?
(Foi sua parceira de palco,Tião, falou que você era bem pesadinho.kkkk) Eu era mesmo.
Quem eram seus parentes, TIÃO? Minha mãe Servita era de Capitólio, meu pai era irmão da Tia Inhá do Cavuca, mãe do Júlio e João Antônio da Mata, da Tia Nina do Zé Titó, a mãe do Dinho e Toin da Corina, o Tuca e o Zezé do Toin Baixote.
TIÃO, dos amigos de infância você lembra? Muito mesmo e sempre. Amigo de toda hora era o Milson (Pardal do Zinico), se um tropeçasse o outro caía, éramos inseparáveis, mas tínhamos outros amigos, o Vilmar (Chita)do Zé Pintinho, Carlos Barbosa(Dentinho), Agnaldo e Toin do Parula, Marlucio e Gerson da Pide, os meninos da Lourdes do João Rosa, o Paulo e Célio. Depois no ginásio o Gleiber, Antonio e Sílvio Ferreira, Nelson do Silvino, o Ravísio, o Jeso do Tião Cirino.
E a saudade dos amigos, Tião? Nossa! Saudade demais, de tudo, de cada um deles, penso que todos estão vivos e com muita saúde, é o que peço a Deus, como peço para todos os filhos de Guapé. É tempo demais longe daí.
Ô, Tião, e seus irmãos? A Izaurina é professora aposentada e nunca saiu daí, a Maria casou com o Jarbas e mora no Carmo, o Antônio que gostava de cantar e era namorador, foi embora com 35 anos, e a Dalila mora em Lavras, é viúva do Abel Laudares.
Parece que sua casa era movimentada? Nossa! Era um entra e sai danado. As janelas e porta sempre abertas. O carteado rolava e os amigos de todo dia era o Leca e o Zé Dama, o Neca pai da Yêda também.Uma visita que deixava meu pai feliz era a do Abílio da D.Rosalmira, ia lá prosear. E tem mais, meu pai era benzedor dos bão, vinha gente da roça também.
Ele curava o quê? Quebranto, o tal de vento virado que eu nem sabia o que era, cobreiro, picada de cobra, olho gordo e outras. Eu era pequeno, mas lembro dele pegar o galho de mamona, rezar umas coisas enquanto fazia um cruz na pessoa com o ramo.
Curava, Tião? Nuuu! Dentro de 2, 3 dias. O galho de mamona ficava sequinho depois.Até quebrava.Parece que as coisas ruins garrava tudo no galho de mamona.Eu achava meu pai muito poderoso.
Mais alguma lembrança,Tião? Ah! Uma lembrança da casa era o RÁDIO. Deus do Céu! Aquilo era dia e noite. Cada modão caipira e no volume mais alto.A nossa casa era a mais movimentada da Rua Pe. João Gualberto. Só saudade.
E do Grupo Escolar? Tenho também saudade de festinhas na escola, eu apresentava sempre com a Ângela sua irmã.Mando um abraço pra ela, eu e a Ângela apresentamos algumas vezes nas festinhas do grupo,quando alunos da dona Diva,saudade bate muito na gente,como eu sonho em um dia ir em guapé,rever pessoas,depois que eu saí daí em 1971/72, voltei 2 vezes só e corrido.
O que mais lembra do teatrinho de D.Diva? Eu era palhaço e a Ângela baiana,acredita que lembro até hoje o que a gente falava no palco?! Manda um abraço pra ela.Manda pra Regina também. . . . . . . . . .
ESSE É O TIÃO DO LIBA, GENTE! GRANDE FIGURA!
Mora em Angra dos Reis, casadinho, pelo jeito até mancha de rôxo de tanta saudade do Guapé. Lê o ‘’Bão De Prosa’’ sempre e com carinho porque entende que é um jornalzinho alegre e a cara do Guapé. Fica feliz vendo as pessoas e causos.
Tião,o seu amigão Pardal do Zinico tinha ciúme de você ter pai jardineiro? Devia de ter,né? Eu mandava na praça antiga, aquilo era meu e o pai dele tinha era terra,mas não era jardineiro e nem benzedor e nem fazia secar galho de mamona.kkkkk
O LIBA ERA UM JARDINEIRO FIEL e o Tião deitava e rolava na praça que o pai cuidava e se achava o dono da área. Tião era dono da grama e deitava nela... Tião era dono do coreto e escondia nele... Tião era dono dos bancos e sentava neles... Tião era dono das árvores e pendurava nelas... Tião era dono das flores e se enfeitava nelas... Enfim, Tião carregou o perfume dessas flores para sua vida e tenta viver o melhor possível. Para o menino Tião ter um pai ''Jardineiro e Benzedor'' era chique demaaaaais, chique no último, nenhum dos pais de seus amigos tinham a profissão do seu pai.
Um salve para a família do Liba e todas as flores e perfumes para vocês e os que lembram da pracinha da Cidade Velha! Um salve para os meninos da Rua Pe.João Gualberto!
O MUNDO É BÃO, SEBASTIÃO!!!
TIÃO...CÂMBIO! DESLIGO!









