MARIA SOARES DAS MERCÊS
ESSE é o retrato de uma normalista e o visual já nos remete aos anos trinta.Cabelo chanel e com ondas bem desenhadas.Um belo penteado.Primeira turma de formandas em Piumhi. O acontecimento foi tão marcante que todas as fotos foram expostas na parede principal da Prefeitura Municipal da cidade, e depois de tantas décadas, existe ainda lá o painel fixado.Entrei um dia, achei bonito, fui observar aqueles rostos jovens,bonitos e... Fiquei emocionada quando percebi entre eles, o rosto delicado de minha tia. Acredito que esteja ainda lá,isso foi há dez anos.TIA LICA! Irmã de meu pai Itamar. TIA LICA teve para a época uma oportunidade rara, a de estudar. Não sei qual foi o critério usado pelo vovô Alvim, mas ela foi a escolhida entre o irmão e a irmã Odete.Muitas vezes escolhia-se a mais velha, também a mais nova acontecia, mas, não todos estudavam,ainda mais em cidadezinhas como Guapé e menos ainda em zona rural.E muito menos ainda em família pobre como era a nossa. Minha tia teve 9 filhos e 8 tinham os nomes começados com a letra ''D''.Dilmária,Dilvane,Darcimar,Darcilene,Dinália,Dilcinéia,Dilcélio, Dilzair, mas como uma nasceu no dia de São João,recebeu o nome de Joanilza. Ah!Vou escrever mais um pouquinho sobre ela,a loira Lica.Casou-se com tio Juca e foi lecionar em Sto Hilário, depois Barra Velha e aí,muitos e muitos anos em Formiga,onde virou anjo há 26 anos. Ela era sofrida,porém uma figura divertidíssima,vaidosa, observadora e era engraçada, contava suas atrapalhadas nos causos que vivia de um jeito muito divertido.Quando vinha em nossa casa era uma alegria, a gente ria muito. Só duas passagens dela para ilustrar.Apavorada com a meninada,tirou a fralda suja de um,juntou e tinha intenção de jogar no cesto,mas errou a mira e acertou a cara do marido Juca que ficou brabo demaaaaaaaaaaais.....,e outra, o casal indo pela praça de Formiga, de braço dado,ela largou o braço dele para fazer não sei quê e em seguida trocou de par sem ver,foi de braço dado com outro homem na maior prosa contando um caso e só viu que era um estranho quando tio Juca puxou-a pelo braço.Aí viu o olho arregalado do homem que estava de bonde com ela e sem nada entender. Ela contava rindo tanto,era muito bom escutar seus causos. Está sendo um prazer.uma honra postar essa foto linda de minha TIA LICA e homenageá-la em nome de nossa família.
Um salve pra tia Lica e família esparramada em Formiga,Arcos,Divinópolis e Belo Horizonte. VIVA NÓIS QUE MORAVA DÔTA BANDA DA ÁGUA!




