2 de dezembro de 2018

‘’HISTÓRIA MOLHADA’’ DA FAMÍLIA DE OLGA VINHAS

SÃO muitas as histórias molhadas pelas águas de Furnas e a da família de Olga Vinhas será postada aqui resumidamente.A bondosa ,simpática e respeitada professora carrega lembranças que escorrem ainda

‘’HISTÓRIA MOLHADA’’ DA FAMÍLIA DE OLGA VINHAS

SÃO muitas as histórias molhadas pelas águas de Furnas e a da família de Olga Vinhas será postada aqui resumidamente.A bondosa ,simpática e respeitada professora carrega lembranças que escorrem ainda pelos seus olhos.

QUEM SÃO AS PERSONAGENS DESSA HISTÓRIA?

José Ferreira Vinhas e Umbelina Alves Vinhas, os pais de Celino, Sebastião, Santino, Mariinha, Onofra, Julita, Terezinha e Olga. Moravam em uma casa grande e lá cresceram felizes.Onofra lecionava em casa e dois de seus alunos eram os irmãos Milton e Orlando Amaral ainda meninos.

O QUE DE TRISTE ACONTECEU COM ESSA FAMÍLIA FELIZ?

Celino e Sebastião estavam já casados, e ainda jovem, virou anjo o pai deixando só D.Umbelina com cinco filhas mulheres e um mocinho de 15 anos e era nele que era depositada a esperança da mãe para ajudar na criação das meninas, mas dois meses depois a família levou mais um baque, ele também virou anjo.

O QUE FEZ D.UMBELINA?

Diante de tantas dificuldades e sem saída, mudou-se para a cidade com as filhas.Mariinha casada com Delphi, Julita em casa ajudando a mãe, Onofra e Terezinha tornaram-se professoras leigas trabalhando em Jacutinga para ajudar nas despesas e custear os estudos da caçula, a Olga.

SÓ ELA ESTUDOU?

Sim, era costume das famílias formar pelo menos uma, acontecia de ser a mais velha ou a mais nova.As irmãs achavam que ela tinha mais facilidade e então, foi a mocinha para o Colégio Júlio Maria, internato de Boa Esperança, das Irmãs Sacremetinas.

O QUE OLGA FAZIA PARA AJUDAR?

Ela trabalhava na limpeza do colégio para pagar menos, só vinha nas férias ou em alguma oportunidade rara, viajava de ônibus, era linha.Sacrificou-se muito para vencer, eram muitas as dificuldades.

D.UMBELINA VIU REALIZAR O SONHO DA FORMATURA DA CAÇULA?

Para tristeza da família, ela foi parar em uma cama onde ficou algum tempo doente e virou anjo pouco antes da formatura.A casa onde moravam na Avenida D.Agostinha ficou bem triste,mas com o tempo aprenderam guardar a mãezinha na saudade e enfrentaram a vida.

E A CASA ONDE MORAVAM?

Era uma casa que precisava de reforma,elas trabalhando e a Julita cuidando da casa,conseguiram fazer uma bela reforma onde pretendiam sempre morar.Eram vizinhas da família do Agripino Lara, Vicente Ramos, viviam muito bem e era tudo que queriam.

E AÍ? ASSIM VIVERAM POR MUITOS ANOS?

Não! Furnas mandou ‘’As Águas’’ para acabar com a esperança, com os sonhos da família da Olga Vinhas.Enquanto estavam perdidas e tristes não querendo acreditar, adiando a verdade absoluta, viram a história da família molhando com as águas que chegavam .

A FAMÍLIA FUGIU DAS ÁGUAS?

Foi obrigada e o cenário foi se desfazendo aos poucos, e as personagens desesperadas dessa história, viram outras e outras e mais outras personagens no mesmo sofrimento, no mesmo desespero, sofrendo da mesma dor e pedindo respostas a Deus.

QUEM LEVOU A MUDANÇA DA FAMÍLIA DA OLGA?

Foi um CARRO DE BOI do Agenor irmão da Landa.O carro subiu o morro cantando uma triste cantiga e gemendo de peso, de peso da dor do último olhar, do último abraço, da saudade que ia junto da mudança para uma casa de Furnas, mal acabada e lá no alto da nova cidade.

E DEPOIS O QUE ACONTECEU?

Moraram na casa inacabada, com ilusões acabadas, daí um engenheiro de Furnas,Dr.Paulo Martelli, amigo delas, disse-lhes para escrever e pedir a casa em que ele morava, uma das Dez Casinhas,enviar para o escritório que ficava em Alfenas, mas desiludidas não achavam ser possível.

O QUE FEZ A JULITA?

Julita,então, insistiu muito com a Olga para mandar a carta,Olga dizia que não ia adiantar, Julita pedia o tempo todo,até falou,''Olga,então não adiantou você estudar se não pode escrever uma carta.''Depois de um tempo Olga resolveu.Escreveu uma bonita carta. Tempos depois,o Sr.Vicente Ramos chegou de Alfenas e foi até elas dizendo que a casa estava reservada pra elas, que havia visto no escritório de Furnas.Ficaram com um pouquinho de esperança, mas na verdade não acreditavam.

CONSEGUIRAM A CASA?

SIM! Para alegria das irmãs conseguiram a casa e agradeceram muito ao Dr.Paulo Martelli. Lá na casa da Rua Leopoldina Maia, as irmãs viveram muito bem,apesar da enorme saudade sentida por tudo que viveram antes das águas na antiga Guapé.Hoje Olga vive sozinha, as irmãs viraram anjos e ela é uma pessoa muito querida e respeitada em Guapé.Tem orgulho por terem vencido tantos momentos difíceis.

OLGA VINHAS, guarda tantas saudades, ela é uma pessoa sensível, ajudou muito na educação e na igreja de Guapé. Ela adora amizades, fica muito feliz com um abraço.Tem sempre um sorriso no rosto.

CURIOSIDADES:

-Em sua casa ela usa o fogão de 1963, dos primeiros que chegaram na cidade e não tem nenhum arranhão. -O filtro é o mesmo, usado ainda na antiga cidade. -A geladeira foi a também a primeira que compraram, está em perfeito estado, como se tivesse saído da loja. -Tem um fusquinha azul comprado no início de 1970 e novinho.

UM salve D.Olga Vinhas que tão bem soube preservar a história da família!

Um salve para Olga e Terezinha, porofessoras carinhosas!

Um salve para as irmãs catequistas e de muita fé!

Um salve para todos da família espalhados por esse Brasil!

Foto da Olga no colégio e Av.D.Agostinha:Do Livro Guapé Para Sempre.

.......... ISSO TAMBÉM vai para meu site Bão de Prosa, juntar-se a outros registros que guardo já há dois anos.

PessoasMariaTiãoTerezinhaRosaRosa
LugaresGuapéFurnasBoa Esperança
TemasFamília e CasamentoReligião e ProcissõesCidade Velha (saudade)Comércio e TrabalhoCrianças e Escola
— Soninha
Compartilhe esta história: WhatsApp Facebook
← Anterior
É NÓIS DO GUAPÉ! TEM BAAAASE
Próximo →
TRÊS MOÇAS BONITAS BRINCANDO COM O TEMPO

Causos relacionados

Para Quem Ama Saber De Nossa História

6 de outubro de 2020

E ASSIM,D. MARIA VAI FELIZ PELA VIDA COM SEU RADINHO

5 de agosto de 2021

NÓIS DE NAMORADEIRAS DO ''BÃO DE PROSA

30 de julho de 2021