26 de fevereiro de 2016

FOI NO PASSADO, HÁ ALGUMAS DÉCADAS

Você se lembra do ''JOÃO DO AÇUCAR?'' ACREDITO que estou postando o único retrato dessa personagem, um senhorzinho de nossa cidade, o João Do Açucar, e sei que muita gente vai,sim, lembrar da doce f

FOI NO PASSADO, HÁ ALGUMAS DÉCADAS

FOI NO PASSADO, HÁ ALGUMAS DÉCADAS...

Você se lembra do ''JOÃO DO AÇUCAR?''

ACREDITO que estou postando o único retrato dessa personagem, um senhorzinho de nossa cidade, o João Do Açucar, e sei que muita gente vai,sim, lembrar da doce figura humana.Há tempos guardo esse retrato na esperança de encontrar outras raridades que fazem parte da lembrança de nossa gente.

QUEM ERA O JOÃO DO AÇUCAR?

Um ser humano que pingava mel, muito doce.E como não existem registros de outros, o João fica de representante de populares personagens que povoaram o nosso imaginário e conviveram com os guapeenses.

NÃO SEI DE ONDE VEIO,não sei onde nasceu,não sei de sua família, nem se ele sabia,não sei onde morava,mas lembro-me de seu andar, lembro-me de seu rosto barbudo,lembro-me das capanguinhas que carregava no ombro, lembro-me de seu primeiro nome, João.Lembro-me de seu sobrenome, Açucar.Mais nada.

ONDE MORAVA O JOÃO? Não sei.Nunca o vi entrando nem saindo, mas andando por Guapé.Hoje mora no céu.E certamente o João pedia açucar,né?É o que imagino.Guapé cresceu muito, a vida melhorou,as capanguinhas foram aposentadas.

LEMBRO-ME DA Maria Pé de Boi, gordinha, baixinha, cabelo curto,narizinho achatado,andando por aí e nada mais sei dela a não ser que era muito popular.E de olhar seu pé pra ver se era de boi.

LEMBRO-ME DA Maria Rolinha dando suas voltinhas, mas registrei na lembrança uma cena dela frente onde hoje é o bar do Tião Bernado, sabe por quê?Ouvi dizer em criança que ela estava ali parada,caiu chuva e quando saiu o espaço que ocupou estava seco.Daí a cena de imaginá-la ali.Hoje sei que era um assunto que existia sempre.

LEMBRO-ME E até ouço a Maria do Júlio que andava depressa, era muito esparolada,sempre, cantando sua musiquinha, ''Zulmira era uma rosa, que brilhava em meu olhaU, ainda espero por Deus,oh!Zulmira!Aqui na luz do luaU'' e esqueci o resto.

LEMBRO-ME de outros nomes,Maria Gamela, Toin Bandola...O Toin não morreu há muitos anos.Essas figuras fazem parte de nossa história sem retrato.

A POBREZA ERA IMENSA,não existia aposentadoria por idade,tudo era difícil, nem ouvíamos falar em cesta básica, mas em nossas portas,principalmente aos sábados,as visitas eram contantes.E o que queriam batendo na porta ou falando ''Ô, de casa?''Encher as capanguinhas e conseguir alimentar durante a semana.Só que a maioria tinha uma casinha,um casebre,uma família.

LEMBRO-ME DA Sá Maria Goteira, miudinha, um buraco de brinco na orelha, um doce de senhorinha,de coquinho, risonha e sempre muito agradecida e com sua sainha preta comprida,meio rodadinha e paletozinho de manga.Tinha sua casinha e família.Por que será que a chamavam de Sá Maria Goteira?Imagino.

LEMBRO-ME DA outra Sá Maria Baixinha que adorava café com queijo e todo sábado cumpríamos a ordem de meu pai, ''não quero que ela saia daqui nenhum um dia sem um pedaço bem grosso de queijo e um copo cheio de café quente'', isso porque um dia disse que era a melhor hora da semana e que deixava de um almoço pelo queijo com café.Andava de vestidinho de manga,compridindo,de sainha meio rodada.Tinha sua casinha e família.

LEMBRO-ME DA Sá Emília que nunca saía sem suas sandálias de salto e são memórias não tão distantes.Ela usava saia justa abaixo do joelho,entrava igreja adentro com sua elegância costumeira,embora já muito corcunda.Ela tinha sua casinha e família.

LEMBRO-ME com muito, muito orgulho dessas visitas de capanguinhas do sábado indo em outro dia só para visitar meu pai,isso há muitos anos,uma vez que ficou doente e sentiram sua falta lá mesmo em nossa casa, e nas esquinas da vida, onde sempre comprava e oferecia-lhes alguma coisinha.Essas foram as visitas que mais nos fizeram felizes,meu pai era amado por ser bom e caridoso.Gracias, senhorinhos e senhorinhas das capanguinhas.

LEMBRO-ME TAMBÉM, ainda bem, agora no final, de agradecer a sensibilidade do retratista Quirinho do Mário Tibúrcio por esse mais que DOCE REGISTRO DO JOÃO DO AÇUCAR.

E UM SALVE PARA ESSES PERSONAGENS MARAVILHOSOS! E UM SALVE PARA O POVO SEMPRE CARINHOSO DO GUAPÉ!

E esteja a vontade você que está lendo para completar informações que estão aí na sua memória.Essa é a minha memória.

PessoasMariaTibúrcioTiãoRosaRosaJoãoToin
LugaresGuapé
TemasFamília e CasamentoReligião e ProcissõesComércio e TrabalhoComida e Receitas
— Soninha
Compartilhe esta história: WhatsApp Facebook
← Anterior
FORMATURA DE OITAVA SÉRIE EM GUAPÉ
Próximo →
CAUSO AMOROSO DA MORENINHA, A MARIA DO QUIN

Causos relacionados

É NÓIS DO GUAPÉ NA PRAIA! TEM BAAAASE

7 de julho de 2021

EDUCAÇÃO EM GUAPÉ

12 de junho de 2021

Para Quem Ama Saber De Nossa História

6 de outubro de 2020