E O JUDAS BATEU AS BOTAS!
Sábado / Aleluia / Guapé
Em tempo até de linchamento virtual,o Judas do Guapé,o da minha lembrança,bateu as botas,tá morrido e deixou testamento que será lido por você, aqui, nessa tela, porque é Sábado de Aleluia. Tá na tela.
TESTAMENTO DO JUDAS ISCARIOTE
1-Deixa o antigo radinho de pilha encontrado,aquele do João da Sá Ana Gardino, para o Vicentinho Costa, enquanto descansa a latumia do dele. 2-Deixa o microfone do finado Barrabás para João Paulo Laudares. 3-Deixa pago, dez anos de serviço do pedreiro Willian só para a Cecília do João Nico que não para de empilhar tijolinhos. 4-Deixa para o Lenilton, 3 porquinhos,gordinhos,mas de cerâmica,cofrinhos pra obrigar os 3 filhotes a guardar pratinhas,desde cedo. 5-Deixa um baralho lacrado que foi do Chiquinho Necreto, para Maria Marta e sua turma de jogo. 6-Deixa uma caixa de ferramenta, soldada no carro do Paulinho do Cidinho, pra saber onde tá e não ficar perdendo tempo procurando. 7-Deixa a máquina fotográfica que foi do Mesquita para a Ângela do Gastão que gosta muito,mas ainda não teve coragem de comprar uma devido a munhecança. 8-Deixa um gravador para o Carlinho Balduíno gravar para a história,todas as imitações que faz das figuras de Guapé. 9-Deixa o relógio do Zé da Hora para o Vaninho do Pedro Leiteiro já que gosta de andar nos trinques. 10-Deixa o serrote do Tonico Sabino para Dr.Gilton distrair nos dias livres em sua marcenaria na roça. 11-Deixa a faca afiada do açougue do Zé Alair para Dr.Pedro, bisturi para rasgar bucho. 12-Deixa a tesoura histórica da parteira Sá Dionísia cortar umbigo para Dra.Dalcione ajudar nos partos da Santa Casa. 13-Deixa dez tênis modernos,de sola dupla,reforçados, e mais um par de botinas antigas,relíquias da fábrica do Evaristo Teixeira para o Nivaldo do Toin Nenzico fazer romaria a pé para Trindade, Aparecida, Canção Nova. 14-Deixa as fotos dos binóculos do Pé de Pato para o Berto,é só revelar. 15-Deixa para o Carlinho Balduíno, uma passagem só de ida para Tóquio,caso ele imite de novo o Davizão,já que o homem já pediu três vezes pra parar. 16- Deixa um chapéuzinho de pano do Goiabinha para o Dr.Aloísio Rosa que só tem um,não compra de munhecança.Vai outro de lambuja para o Paulinho do Cidinho. 17- Deixa o celular do Goiabinha para a Giceuda, é velho, pequeno,mas funciona, já que o dela só emite sinal, quando sobe no telhado da casa e não compra outro por munhecança. 18- Deixa um pentinho de bolso para o Vitor Mascate para prevenir caso o dele fique desdentado de tanto se pentear. 19-Deixa o seu par de botas para o Jorge Pezão que não gosta de sapatos. 20-Deixa carro zero para João Nico,desde que passe o marronzinho para os filhos do Juvenarinho lembrarem do corcel II azul do pai. 21-Deixa a televisão preto e branco da casa do Nery para a Santa Casa rifar, vai com aquela lente de plástico colorida,está em perfeito estado,segundo Zé Nivaldo funciona que é uma beleza,tá na sala desde quando passava ''O direito de nascer''.. 22-Deixa a navalha amolada do Lazinho do Taíde para o Crica do Salão ajeitar as nucas dos clientes ,no ''cortinho de sempre''. 23-Deixa um gráfico da economia recente do país,no escritório ao ar livre,o do Tião do Candinho, para debater o estrago com quem transita pelo centro. 24-Deixa os pepinos do Sacolão Fartura e Verdão para o prefeito Nelson. 25-Deixa caixas de rivotril para os comerciantes nesse tempo de crise. 26-Deixa um tachão de fazer doce de goiaba,da Iolanda, para a Nilda e o Tomba fazer as feijoadas. 27-Deixa o panelão que a Dica cozinhou muito abóbora na primeira excursão, para a Joelma fazer muito macarrão para seus passageiros de Guarapari. 28-Deixa o secador de cabelo grandão,daqueles de enfiar a cabeça,do salão da Ágda, para o salão da Zezé. 29-Deixa o alicate de unha da década de 60 e que já arrancou muito bife,do salão da Ágda, para Alessandra do Abrão. 30-Deixa os bobes do salão que a Ágda fez muitos penteados,de lembrança para Nilza Laudares e Salomé que gostavam muito. 31-Deixa pago um ano de auto escola pra caminhão,presente pro Zé Chico perder a cisma com asfalto, em troca ele deixa o Fernandinho dançar com sua bonitona do forró lá em Capitólio. 32-Deixa pago uma ano de fonoaudióloga para a Soninha aprender a falar baixo. 33-Deixa o famoso cadernão grossão de fiado do Dr.Marcelo para Alice da Laurinha começar a vida, presente valioso,muitos partos,remendos,consultas,etc... 34-Deixa o caderno de fiado dos viajantes que ficavam na pensão da Iolanda para Dr.Marcus Vinícius Oliveira descobrir os endereços e receber,70% será do advogado. 35-Deixa o caderno de fiado do Tietié para Dr.Donizeth Cardoso receber,uma fortuna,tem mudanças desde a chegada das águas,70% é do advogado. 36-Deixa os gatos da Célia do Domingo para a Adriana do Cuta. 37- Deixa a sacolinha que a Ana da Sá Dilina pegava esmola passando antigamente pelos bancos da igreja, para a Leila, o Nestor e Tereza pedir ajuda pra acabar construção da igreja. 39-Deixa o microfone que já foi do Pé de Pato e Pão de Sal para Nestor Locutor.
ASSIM, TERMINA O TESTAMENTO.
Espero que ninguém se ofenda,é apenas um jeito de registrar figuras maravilhosas,pessoas queridas de nossa terrinha GUAPÉ.
Soninha / Laurinha
Abraços aos contemplados. Em tempos tristes,escuros,medrosos,se a gente tem algum motivo para alegria, é sinal de esperança.
(Livro ''Guapé e outras histórias'' de Walquires, conta como era Testamento de Judas na Cidade Velha,pág.115.)







