CENAS DA POLÍTICA NO GUAPÉ 1- Sayhum,Zezinho, deputado, Juca Procópio, Frank Tibúrcio. 2- Zezinho, Juca, Frank, dois deputados. 3- Zezinho do Evaristo Teixeira com Tancredo Neves. Foi numa convenção, eram do diretório.Chique no úRtimo.
DISPOIS DUM TEMPO...
DISPOIS,beeeeeeeeeeem dISpois, o Tancredo mooooooooorreu e virou aquele aR-vo-ro-ço. A mídia nadou de braçada.A doença do Tancredo foi explorada ao máximo, notícia direto e reto em todos os canais e na boca do povo.Tinha uma figura popular, querida e engraçada aqui no Guapé que bebia muito, toda hora chegava nas turmas e falava,"Operou o Tancredo de novo''.Saía,voRtava, ''Operou de novo o Tancredo."
TEVE um amigo em minha turma que contou, só no domingo, segundo essa repórter engraçada e q rodava a cidade, e q bebia, fizeram dez operações no político. É que nas voltas que dava, nas prosas, cada vez que escutava a mesma notícia nas turmas da cidade, ela cAfundia tudo e achava que era outra cirurgia. Quando ela apontava, já virava risada só, e alguém dizia,''Lá vem a Cid Moreira.''
A GrÔbo, sempre mais competente, um jornalismo que sabe das manhas, sabe tudo, até arrancar lágrimas, arranca o que quer,uma jornalista me disse que aquela cena do avião voando, levando o corpo do Tancredo e que fez o Brasil chorar, a equipe fez várias, de todo tipo e ângulos diferentes, e que aí, jornalistas e entendidos sentavam para escolher a melhor edição, a mais emocionante. Escolheram, lógico, a que vimos, com a trilha sonora "Coração de estudante'', foi a cena que coube para tamanha emoção do momento, edição aprovada, todos na sala se emocionaram, e quem viu nunca esquecerá.
E NO hospital escolheram, caso pensado, eu li e penso igual, desligar os aparelhos em ''21 de abril para ele ser herói quiném Tiradentes'', mas depois disso, aí ele, o Tancredo, além de herói, começou a virar santo também. Veeeeerdade. O povo começou a fazer romaria para visitar o ''TÚMULO'' dele.Era demais e até hoje é ponto turístico.
EM sala de aula,já tinha feito mês de morte dele e o assunto não acabava, num momento lá, falei do meu jeito:
_Noooossa,uai! Tá doido, tem dó! Vamos mudar de assunto. Agora vai virar Padinho Ciço? Tem gente que tá indo de ônibus, eu soube que tem saído ônibus e mais ônibus das cidades vizinhas em romaria para visitar o túmulo.Que exagero! Que bobeira tá isso.
AÍ... Nessa hora do meu discursinho...A Célia, esposa do Zezinho Teixeira e que estudava,era minha aluna, levantou o dedinho timidamente rindo e falou:
_Soninhaaaaa,NÓIS foi. _Adonde? _Ver o túmulo do Tancredo. _Né possível! Pelamordedeus! _Foi e foi tãoooo triste! Eu e o Zezinho fumo na romaria .NÓIS chorou até,lá.O Zezinho chorou de soluçar. Aí eu acompanhei ele no choro e na ajoelhada.
E como professora de Portuguêis falei corretamente:
_Num querdito. Verdade? Foi memo? _Rezar e chorar e pedir milagre.O povo foi rezando e chorando no ônibus.O Zezinho que puxava o terço e até engasgado.Foi mocionante. _Num querdito. _Ele chorava igual o Kiko do Chaves, levamos até lenço,todo mundo levou. _O túmulo é bonito? _Nuuu! Demais.O Tancredo quietinho lá dentro.
IMAGINE o resultado.Virou só risada na sala.Foi muito engraçado o momento dela levantando o dedinho na hora que eu estava descendo o maio.
Ah! O Zezinho tacou o joelho no chão e rezou ao São Tancredo pra ganhar na loteria. Tô brincando,não pediu isso,só chorou copiosamente,enfim, choro foi livre e o que não faltou.Festival de lágrimas.
EU sempre gosto de dar palpite, mas quando falam que a na história, a maior comoção no país foi a morte do Tancredo,eu falo que não, eu falo que analisando, na minha ''parpitação'', a maior comoção, foi a morte de Getúlio Vargas em 1954, naquela época não tinha nem a Globo para dominar nossas mentes e emoções, nem aparelho de TV, televisão no Brasil havia chegado há quatro anos só,em 1950, o rádio é que noticiava e não eram tão comuns nas casas,era artigo de luxo e segundo os registros da História, o Brasil chorou de canto a canto. PaRpitei.Esse é meu paRpite.
E um salve para esses guapeenses, Sayum,Zezinho,Juca,Franklin! Abraço Célia e Zezinho pela alegria de lembrar de vocês e poder rir da cena.
E viva nossos causos!







