ERA UMA BRASA, MORA!!!
_O QUÊ? _TUDO.
RETRATO DO CONJUNTO OFICIAL DE GUAPÉ
E ESSE RETRATO não é menos importante que aquele dos Beatles atravessando a rua.Só não é famosa.É uma relíquia.É única.É foto de binóculo.Registra uma noite de muitas que vivemos em Guapé, nos sábados, onde em duas salas conjugadas da prefeitura, funcionava o Clube dos 70. Tinha a primeira sala, um pequeno corredor com um piano a direita e o salão de dança.O presidente era uma grande figura, Paulinho Garcia,funcionário do correio e professor de inglês e foi quem construiu o atual clube da praça.
_THE GUAP'S? QUE BANDA ERA ESSA? _NÃO ERA BANDA,MOROU? NA ÉPOCA FALAVA-SE ''CONJUNTO'' _DE ONDE? _DO GUAPÉ. _MENTIRA! _VERDADE. _ERA BOM? _ERA UMA BRASA,MORA!
''THE GUAP'S''
O CONJUNTO MUSICAL que marcou época.Cinco playboys da onda, liderado pelo meu irmão, o Carlinho do Itamar que conseguiu juntar esses talentos e formar esse grupo que tocava nas noites de sábado.Observem os músicos na foto: Wilson do Dão, Jayro da Iolanda, Chico irmão do Toin Shopim, Carlinho do Itamar, Fernandinho do Fernando Maia. Chique demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais!!!
O CABELO deles aí já estava rompendo os moldes comportadinhos e daí pra frente cresceram muito mais. Era a onda do iê iê iê, era a influência dos Cabeludos de Liverpool, mas como não havia shampoo, dormiam de touca, costume também dos cantores da Jovem Guarda, quem não tinha cabelo liso, pegavam uma meia fina de mulher, amarrava com um nó, cortava feito um coité, penteava o cabelo em REDÓ da cabeça e rodava a meia para dormir.Chique demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais!!!
ANTES DO ''THE GUAP'S'' nunca, quem foi jovem em Guapé, teve esse privilégio de dançar embalados por um Conjunto Musical nas noites de sábado.Os mais velhos que nossa geração dançavam com as orquestras contratadas para bailes,mas muito de vez em quando. E nem quem foi jovem ''depois deles'' pode viver essa emoção.Foi demaaaaaaais. O privilégio foi da nossa turma,a nossa geração que teve um ''conjunto ao vivo'' e tocando músicas da onda, dos Beatles, e principalmente da Jovem Guarda,eram esperados os nossos sábados no Clube dos 70. Era uma brasa colocar o nome do conjunto em inglês e não foi diferente em Guapé.The Guap's!Chique demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais!!!
O NAIPE DO UNIFORME! Observem! Os músicos de calça preta, camisa de cetim rosa.O Chico que não tocava, só cantava,vestia-se diferente, motivo da camisa maravilha. Era tammbém croner, era um deles,pois tirando o Wilson que tocava bateria, os outros cantavam,porém, a responsabilidade da voz era mesmo do Chico e Carlinho. Essa gola alta era uma brasa,mora! Chamava gola Ronnie Von.Ela ia na altura da orellha e era feita com entretela para ficar bem em pé.A gente olhando o retrato tem até impressão de que os músicos eram feios, mas não é verdade, eram playboys lindos. A moda de hoje é que faz ficarem estranhos.E esse tombo do cabelo na testa é toque dez.The Guap's só tinha boy da onda.Chique demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais!!!
POR QUE ACABOU? ACABOU POR QUÊ? A vida faz isso e pra não ficarem aqui lambendo embira,o que é a mesma coisa de ficarem aqui sem fazerem nada, tiveram que picar a mula e cada um caçou seu rumo.Hoje estão de cabelos brancos, alguns bem calvos(pra não dizer carecas). Desse elenco, o Wilson mora em Muzambinho, é pai e avô...O Jayro mora em Belo Horizonte, é pai...O Chico mora em Franca, é pai e avô...O Carlinho mora em Pedro Leopoldo, é pai e avô...O Fernandinho mora em Belo Horizonte, é pai e avô.Chique demaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaais!!!
E A IDADE? Já estão mais pra lá do que pra cá, mas que eu saiba,estão bem, apesar do incômodo que é o aumento da circunferência. Todos já estão tomando a vacina da gripe de graça, isso porque já completaram 60 anos. O Fernandinho, o Jayro e o Carlinho continuam com os violões, é o que as pessoas falam, mas sei ao certo é de meu irmão Carlinho,deles,foi o único que tocou como profissional até há pouco tempo. Em Guapé mesmo tocou muitas vezes.Gravou um CD, mas não teve como investir. Ontem mesmo aqui em Guapé fez uma filmagem cantando uma música que fala de nossa terra."The Guap's'' escreveu história e foi como sopro de vida depois de tantos anos de silêncio cultural após a inundação.É de se pensar.Foi um grade feito.
O TEMPO PASSOU, UMA PENA! O CONJUNTO THE GUAP'S ACABOU,MAIS UMA PENA! A JUVENTUDE PASSOU, ESSA,SIM, É A GRANDE PENA!
E O QUE FICOU? Uma deliciosa lembrança de amizades, de amores, de risadas, de perfumes, de músicas, de moda, de costumes, tudo misturado com uma certa pureza, muitos causos também.
E UMA ENOOOOOOOOOORME SAUDADE... MAS...FOI UMA BRASA, MORA!!! E QUE TUDO MAIS VÁ PRO INFERNO!
-Ah! Falavam que o Carlinho parecia com o Roberto Carlos até na voz e que o Fernandinho parecia o Ronnie Von,cabelos lisos e olhos verdes.kkkkkkkkkkk -Ah! Também brincando diziam que o nome do conjunto era ''Cacá e seus caquinhos'' -Ah! O prefixo musical do "The Guap's era ''O milionário'' dos Incríveis. -Ah!Essa geração começou a desobedecer o padre João e isso quer dizer o quê?Que os costumes estavam mudando.
(As fotos foram enviadas pelo Jayro e melhoradas pelo Lenilton.)




