13 de maio de 2014

EM QUE PAÍS SERÁ A COPA DESTE ANO

Ao sair de casa, posso olhar para todos os lados e nada me faz lembrar que daqui 30 haverá uma copa do mundo. A CBN insiste em dizer que será mesmo dentro de 30 dias e...no Brasil! Será que estou sofr

EM QUE PAÍS SERÁ A COPA DESTE ANO

EM QUE PAÍS SERÁ A COPA DESTE ANO?

Ao sair de casa, posso olhar para todos os lados e nada me faz lembrar que daqui 30 haverá uma copa do mundo. A CBN insiste em dizer que será mesmo dentro de 30 dias e...no Brasil! Será que estou sofrendo alguma falha de memória ou existe algo de estranho acontecendo e eu não sei? Vi me então, na obrigação de resgatar a minha experiência pessoal com as copas anteriores. Em 1958 o Brasil estava pra jogar contra a Suécia, na Suécia. Naquele domingo, aqui (por lá não tenho a menor ideia) um molequinho (não dá pra dizer a cor...é racismo!), menor de idade, brilhou como ninguém. Não que eu saiba, falaram-me depois porque eu me encontrava, naquele 29 de julho, no alto do Morro do Chapéu, junto com personagens ilustres como o Dr. Urias ou o Padre Alberico. Veja a foto anexa. Quatro anos depois, já no Carmo do Rio Claro, o Brasil iria jogar a final e meus colegas mais experientes fizeram seus palpites e pediram-me que fizesse o meu. Face às poucas opções que restavam, escolhi um 4 a 2 para o Brasil. Quem ganhasse levaria a sobremesa dos demais: no final devo ter comido pelo menos uma dúzia de pés de moleque! Mais quatro anos e já em Saint-Laurent sur Sèvre (França), em 1966 um Brasil “choxo”, com Pelé machucado, brilhou Garrincha mas insuficiente para repetir as duas copas anteriores. Decepção geral, inclusive para meus colegas que pela primeira vez tinham o privilégio de ter ao lado um brasileiro, tão perna de pau quanto a seleção de seu país! Mas brasileiro tem muito brio! Em 1970 tinha que arrasar e Pelé fez a diferença. A seleção de Zagalo ganhou todas. Enquanto na frente das televisões o povão urrava de emoção, nos porões da ditadura os milicos aproveitavam o barulho das ruas pra torturar presos políticos que urravam no pau de arara. Algumas dezenas até a morte! Cresci, fiquei mais estudado e o futebol foi perdendo o seu encanto, se é que tivesse tido algum antes! Onde é mesmo que irá acontecer a COPA DO MUNDO de 2014?

Wenceslau AVILA – maio 2014

— Soninha
Compartilhe esta história: WhatsApp Facebook
← Anterior
VOCÊ CONHECE ESSE JOVEM SENHOR
Próximo →
QUE GRACINHA DA TRINCA DE D.ESMERALDA FAZENDO POSE EM BH NO ANIVERSÁRI