DE VOLTA AO PASSADO
PARA a família Correa, família Amaral e todos que se interessam por lembranças de famílias que foram embora de Guapé,é com muito carinho que posto a Família do Zico Amaral e Zizita.
Foi assim, Zico e Zizita começaram com olhadinhas, conversinhas depois das missas, veio o namoro, o noivado, o casamento e foi nascendo a meninada, Hilton,Ilma, Maurício, Lurdinha,Sirlene,Magda e Maria Amélia.Certamente nasceram pelas mãos da parteira Sá Dionísia e foram batizados pelo Padre João, tomaram muito remédio de horta, cresceram saudáveis.
Lá na Cidade Velha, soube que moravam frente a casa do Rodolfinho Correa que era irmão da Zizita. Comenta-se que o Zico Amaral era um moço muito elegante, vestia-se muito bem,até já esteve presente aqui no ''Bão De Prosa'' num pedaço contado da História de Guapé, foi na postagem dos primeiros carros da cidade, é que ele foi dono de um Fordinho.
Rodolfo Correa e Amélia eram os pais da mocinha bonita do retrato, a Zizita,irmã do Ari Correa.Era o Rodolfinho,Zélia, Zizita, Ari, Maria, Tereza,José Correa,Walter,Lauro, Carlos,Francisco.Dos filhos do Sô Rodolfo sobraram dois,a Maria e o Francisco,ela em Ilicínia e ele em Pouso Alegre.
Zizita e os irmãos foram criados perto da cidade,na casa comprada mais tarde pelo Juvenarinho. A família veio morar na cidade, aqui o pai Rodolfo foi prefeito e mais tarde o filho Walter também.
Tudo estava em paz, vidinha calma na cidadezinha pequena, até que chegaram as águas de Furnas e a família do Zico também carregou a mudança para a Cidade Nova e aqui ficaram por mais um tempo até irem de vez para Belo Horizonte.
DA INFÂNCIA DE ZIZITA...
(Postagem é de 2013 depois de uma prosa com o irmão Ari.)
-Ari, a casa aqui da Cidade Nova que era de seus pais foi derrubada.Deu tristeza? _Demais da conta.A gente reunia nela,juntava os irmão tudo, os fios, nóis era em onze. Rodorfinho, Zizita, Walter, Zé Correa,Lauro,Tereza,Maria, Zélia,Carlos,Francisco e eu.Minha mãe ainda perdeu três.
_O senhor disse que moravam na roça? _Ô,tempo bão!Sabe a casa do Juvenarinho,aquela da subida que tá caindo?Então,era nossa.Meu umbigo tá enterrado lá.
_Só o seu umbigo? _A umbigaiada nossa tá tudo lá.Toda vez que eu passo lá eu lembro, 11 umbigo enterrado.
_O senhor certamente nasceu de parteira.Era a famosa Sá Dionísia? _Não,a nossa parteira era mais antiga,era a mãe da Sá Dionísia, a Sá Marciana.Ela rancava menino nessa redondeza tudo.
_Ela ficava esperando a hora do nenen apontar a carinha? _Era assim, meu pai buscava a parteira em casa,eu memo fui a cavalo com ele atrás dela,mas ela não montava no lombo do cavalo de jeito maneira, fazia o caminho a pé andando atrás do cavalo.
_Que mais o senhor lembra? _Lembro dela mijano, acredita? Que trem trapaiado! Cada costume! Dava uma virada,arredava uma perna da ôta, dava de puxá a saia pa frente pa riba do juêio pa num moiá e chuáááá...chuá...Mijava, baixava a saia e seguia de novo com coisa que num era nada. As muié no tempo antigo num gostava muito de carcinha. Usava pouco.
_Era uma festa quando nascia mais um? _Bão demais da conta.O mió era a sopa de farinha com frango e cardinho.Que bondade! Meu pai separava 6 frangão e deixava engordá.Nóis era menino,num queria nem sabê, nóis queria era da sopa.E a canjica? Era todo dia pa dá mais leite e nóis entrava na canjica.Quarenta dia de resguardo,quarenta dia na canja e na canjica. Ô, bondade!
_Então a Sá Marciana tinha trabalho demais? _Nooooossa! Só lá em casa foi 15 que ela ajudou a tirar.Acho que foi 90 frango só em sopa.Ela rodava esse Guapé inteiro,cada casa tinha na base de 8 a 15 fio.Acho que era assim, o resguardo era 40 dia,se acabava meia noite, meia noite e vinte já tinha sementinha pra brotá de novo. Dipois miorô,mais tarde apareceu o rádio e distraiu o pessoal e os parto foi minguano.
_E as brincadeiras,Ari? _Trabaiava, brincava tamém, era em roda da casa, no mato...Sabe a nossa casa? Era de assoalho e tinha umas greta e se chegava visita mié, nóis ia pro porão e ficava oiano por baixo das saia das muié. Eu, o Walter, o Rodorfinho, o Zé...Num esqueço disso.
_Saudade de tudo,Ari? _De tudo.Essa vida é muito boa.De irmão agora é só eu, a Maria e o Francisco que é mais novo.Tudo tá bão. Esse Guapé é muito bão. Essa esquina é muito boa.Esse meu banquinho é muito bão. Esses meus fio é bão demais.Dançá é mió ainda.Eu num tenho que reclamá da vida,não.
_E a D.Aparecida? _Então,tive a Aparecida,uma muié muito boa,cozinhava bem que só vendo, morreu nova,me deixou os fio, Marina,Mariza,Marília,Élbio e Geralda. Agradeço a vida que eu tenho, ô,vida danada de boa! E agora viúvo, ver as muié nos baile,dançá garradinho, vai cê bão pra lá, penduro nelas e mando a bengala pra lá.
_Ah! É verdade que a Mariza te colocou de castigo depois de um baile? _Pió que é verdade.Eu recebo minha aposentadoria e gosto de encher o bolso,levar tudo e eu teimo,aí enchi o bolso,fui, bebi uns mé demais porque carrego uma garrafinha, dancei, tinha três lá que faltava me carregar e foi isso até acabar o forró e aí o trem ficou feio pra mim.
_Que aconteceu? _Quando cheguei em casa...Cadê o bolo de dinheiro? Evaporou. As desgramenta me roubaram e eu achando que tava com tudo no balaio. Ê,mas a Marisa ficou braba demais, mas braba memo, quase apanhei. Cheguei tontinho.
_Mas e o castigo, foi verdade? _Se foi. Ela me deixou um mês de castigo, sem pegar em dinheiro.Nem numa pratinha.Ela acha que é minha mãe.Aí eu deixo ela pensar.
_E pra sair do castigo? _Foi assim, a Geralda chegou de Ribeirão Preto,eu contei que tava de castigo, ela ficou com dó e combinou com a Mariza de me dar uma chance, assim que eu saí do castigo.Até pra chupar picolé eu tinha de pedir.
_E agora,Ari? _Uai,desse dia em diante só deixa eu sair com um tiquinho de dinheiro,só pra gastar no dia.Diz ela que fiquei tonto e uma das muié lá enfiou a mão no meu borso e tirou.Nem vi, tava rindo atoa. Ah!Nem importei,eu tava com três bonitona.Podia roubar até eu.
_Ari,adorei seus causos. _Eu contei pouco,tenho é muito.
Zé Fini!
Abraço aos filhos de Zico e Zizita, Hilton,Ilma, Maurício,Sirlene,Magda,Lurdinha e Maria Amélia.
Soninha/ Jornal ''Bão De Prosa'' /Guapé









